Antes de abrir uma empresa você precisa:
✔️ Escolher um CNAE:
Ou seja, escolher quais serão as atividades da sua empresa. É possível escolher uma atividade principal e outras secundárias. Essa decisão deve ser tomada com muita atenção, pois vai impactar na carga tributária e nas exigências dos órgãos públicos que mudam conforme a atividade (como licenças, alvarás, etc).
✔️ Escolher um regime tributário:
Depois de escolher sua atividade, será preciso optar por um regime tributário que se enquadre ao perfil da sua empresa. Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido são os principais regimes em vigência hoje. Essa escolha também deve ser assertiva, já que dependendo do regime você pode pagar mais ou menos impostos, o que vai impactar diretamente no seu lucro.
✔️ Escolher um contador:
A não ser que você seja MEI, a legislação exige que vocÊ tenha um contador responsável pela empresa. Mas o papel dele vai muito além de uma obrigação legal, já que é ele quem vai te auxiliar em todo o processo de abertura da empresa, te ajudando inclusive nas decisões citadas acima. Depois que a empresa estiver funcionando, seu contador será seu aliado, garantindo que você cumpra todas as obrigações junto aos órgãos públicos e ainda exercendo um papel de conselheiro para decisões importantes.
❌ Não abra uma empresa antes de fazer essas três escolhas!
E se precisar de ajuda nesse processo, estamos à disposição. 😉